quarta-feira, 29 de março de 2017

Jeep Clube de Marília entra em ação para apoio no combate ao Aedes



‘Passeio cidadão’ do grupo aconteceu neste domingo, na extensão da avenida das Esmeraldas

O Jeep Clube de Marília, em uma ação de responsabilidade socioambiental, promoveu neste domingo (26) uma atividade de apoio à campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti”. A mobilização foi lançada pela Prefeitura para minimizar o risco de doenças como dengue, zika e chicungunya na cidade.


Equipados com luvas e com sacos de lixo à mão, além de muita disposição, os integrantes do clube encararam o desafio de melhorar as condições do meio ambiente em uma área de recente urbanização. Os cerca 50 voluntários recolheram resíduos à margem da avenida das Esmeraldas, no trecho estendido até o distrito de Lácio.

Infelizmente, é comum motoristas lançarem embalagens de alimentos, latas e copos pelas janelas dos veículos. São potenciais reservatórios de larvas do mosquito que transmite as doenças que têm feito muitas vítimas em todo o país. Em Marília, em 2017, foram registrados dez casos de dengue um de zika. O objetivo é manter o controle das doenças na cidade.

O prefeito Daniel Alonso, acompanhado do secretário de Limpeza Pública e Meio Ambiente, Ricardo Mustafá e do assessor Vanderlei Dolce, esteve na concentração do Jeep Clube, em frente a represa Cascata. Ele falou aos participantes e agradeceu o envolvimento.

“O clube presta relevantes serviços à cidade. Preservam a cultura do Jeep, oferecendo uma grande contribuição cultural e recreativa, mas vão muito além disso, participando de ações de cidadania, ajudando a cidade nas campanhas, arrecadando alimentos, agasalhos, enfim. Não temos como agradecer”, disse Daniel.

Ricardo Mustafá destacou o caráter exemplar da ação. “As crianças, as famílias, juntas participando dessa ação, estão enviando uma mensagem muito forte para toda a sociedade. Marília é privilegiada por suas entidades, por suas instituições serem tão participativas”, destacou o secretário de Limpeza Pública e Meio Ambiente.

OLHAR OFF ROAD

O empresário Cesário Ferreira Euflauzino, integrante do clube, afirma que a presença de resíduos sólidos no meio ambiente é observada durante as atividades, seja em trechos mais próximos das cidades ou locais afastados.

“Nos rios, muitas vezes, vemos garrafas pet, sacolas plásticas e sacos de lixo. Quando é possível, inclusive, recolhemos para fazer a nossa parte. No clube já faz parte da nossa cultura. Nada que levamos para uma trilha fica para trás, nenhuma embalagem, por menor que seja”, garante.

O Jeep Club de Marília preserva a cultura off road como esporte e prática recreativa. A tradição é grande no município e o grupo está entre as principais organizações do Estado de São Paulo, com mais de 90 participantes. Este ano os integrantes promovem seu 18º encontro anual, no mês em que a cidade celebra 88 anos, com a participação de adeptos de todo o Brasil.


Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Mauro Abreu / Imprensa PMM e Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário