quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Marília promove ‘Idosos em Ação’ nesta sexta-feira no Ginásio dos Bancários

Evento recente para o público idoso, no ginásio da SELJ; mobilização pela qualidade de vida na maturidade

Uma programação voltada para os idosos que, independente do tempo de vida, entendem o envelhecimento como uma conquista. Para isso, é necessário acesso a atividades físicas, serviços de saúde, esportes, cultura e garantias sociais. Essa é a proposta do “Idosos em Ação”, um evento realizado pela Prefeitura de Marília. A primeira edição acontece a partir das 13h30 desta sexta-feira (27), no Ginásio da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), ao lado do Clube dos Bancários. Para participar, basta comparecer.

A organização é das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Esportes e Saúde, com apoio de todas as pastas. A iniciativa marca o encerramento do Mês do Idoso, que propõe uma reflexão sobre a maturidade e a valorização contínua da vida, sob as perspectivas e necessidades de quem já completou 60 anos.

São aguardadas cerca de 800 pessoas, para uma tarde divertida e de integração. Haverá distribuição de frutas, estandes com divulgação de serviços, sorteio de brindes e transporte para os grupos vinculados aos serviços da Prefeitura, como os CRAS, unidades do Centro Dia do Idoso, grupos de atividades físicas das USFs e UBSs. 

Profissionais de saúde participam com Atividades Físicas coletivas (alongamento, macroginástica, zumba, entre outras), aferição de pressão arterial pelo grupo da Saúde do Adulto, Caoim (prevenção a obesidade), exames de saúde bucal, prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Samu e Nepen (Núcleo de Educação Permanente). 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além da participação na organização do evento, ofereceu o transporte para os grupos e realizará a apresentação dos serviços da pasta voltados à população idosa através de um “estande”, onde estará presente a equipe do Creas para orientação sobre o combate à violência contra os idosos.

A Secretaria Municipal da Cultura levará os alunos do grupo da Terceira idade do projeto Teatro da Cidade, com o número artístico “Cantoras do Rádio”. Haverá ainda uma apresentação da bateria da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

Participam também equipes da Secretaria de Direitos Humanos, com ações educativas, palestras, orientação, apuração de denúncias, atendimento de demandas e apoio na reestruturação do Conselho  Municipal de Direitos do Idoso.

Já o esporte, estará presente com as alunas e alunos da terceira idade que participam dos projetos da SELJ. Estão previstas ainda atividades e exposições e projetos da sociedade civil organizada, com voluntários em áreas diversas. O público se despede do evento com uma aula de dança.

AÇÃO INSTITUCIONAL

O prefeito Daniel Alonso e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso, participam da abertura às 13h30. Após a realização do 21º Jori (Jogos Regionais do Idoso), será o primeiro grande evento público na cidade voltado à essa parcela da população.

“Recentemente, pesquisa de uma importante organização (Fundação Getúlio Vargas e Instituto de Longevidade Mongeral Aegon), apontou que Marília é uma excelente cidade para os idosos. Estamos na 4ª melhor cidade entre os 645 municípios do Estado de São Paulo e a 8ª melhor entre as 5.500 cidades do Brasil, conforme essa pequisa. Isso é uma conquista, que graças ao esforço de toda a sociedade, será mantida e ampliada”, disse Daniel.

SENSIBILIDADE

A iniciativa surgiu da sensibilidade dos profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), que entre outras atividades, organiza e orienta grupos de atividades físicas nos territórios das unidades de saúde.

A proposta, prontamente abraçada por todas as pastas, foi apresentada a Secretaria Municipal da Saúde e envolve também os grupos de Cinesioterapia, que funcionam nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A integração dos serviços é uma das diretrizes federais e têm sido adotada com frequência nas recomendações e políticas norteadoras dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Esportes, Direitos Humanos e Cultura.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Mauro Abreu / Arquivo PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário