terça-feira, 30 de maio de 2017

Caoim recebe crianças de escola municipal e chama a atenção para práticas saudáveis

Alunos fazem alongamento, durante aula que estimula atividade física
Foram levadas 96 crianças ao Centro para avaliação e ações educativas

A equipe multidisciplinar do Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) recebeu cerca de 96 alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Professor Célio Corradi. A ação promoveu a conscientização sobre a alimentação saudável e o despertar para a atividade física. 

De forma intensiva, organizados em cinco grupos, os estudantes passaram por algumas das etapas do programa de assistência que o Caoim oferece a crianças e adolescentes desde 2006, quando foi criado entre os centros especializados pioneiros no Brasil. 

Avaliação antropométrica para o diagnóstico nutricional
A equipe conta com profissionais de enfermagem, nutrição, pediatria, psicologia, educação física e fisioterapia, além dos servidores que atuam na secretaria, cozinha e higienização.

Uma das atividades desenvolvidas com as crianças foi a avaliação antropométrica, para o diagnóstico nutricional através do peso, estatura, e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), analisado em curva de crescimento. 

Constatou-se que, das 96 crianças (nas faixas etárias de 7 a 12 anos) 60,5% estavam com peso saudável para idade, 17,7% com sobrepeso, 16,6% com obesidade e 5,2% com obesidade grave. Os profissionais observaram que, em torno de 40% das crianças avaliadas estão acima do peso adequado para idade.

Grupo assiste vídeo da campanha 'Não à Obesidade Infantil'
Além da avaliação, os alunos também participaram de atividade física, assistiram ao vídeo da campanha “Não à Obesidade Infantil” e foram orientados sobre rótulos e os malefícios dos alimentos industrializados. Para encerrar o dia no Caoim, foi oferecido um suco natural, incentivando a importância das boas escolhas na alimentação. 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), na publicação Doenças Crônicas Degenerativas e Obesidade, que relata a estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde, uma alimentação inadequada com excesso de gorduras e proteínas, é responsável, a cada ano, por 4,4 milhões de mortes no mundo. 

Esse número corresponde a quase 8% do total das mortes e aproximadamente 3% do total das enfermidades, além de estar associada a 56% das cardiopatias do mundo e quase 18% dos acidentes vasculares cerebrais.

Alunos se despediram com suco natural
Para os especialistas, o tratamento da obesidade precisa envolver também os familiares. Por isso, após a conclusão da ação com os alunos da Emei Célio Corradi, com os resultados das avaliações em mãos, a equipe pretende convidar os pais para uma atividade de apresentação do trabalho e posterior atendimento e tratamento dos seus filhos. 

O programa oferece 240 vagas a cada semestre, considerando que, para o atendimento é obrigatória a presença de um familiar responsável durante o período de tratamento, duplicando assim, o número de pessoas assistidas.

Além de referência de encaminhamento da rede básica, o Caoim também atende por demanda espontânea. O compromisso em combater esse mal tão presente nos dias atuais também se renova com as ações de “busca ativa”, como a realizada nas escolas.

RECONHECIMENTO

O Centro mariliense está entre os três serviços especializados do Brasil que participarão, esta semana, da criação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade Infantil do Ministério da Saúde, em Brasília – DF. Em todo país, além de Marília, somente o Rio Grande do Sul e Paraíba contam com unidades de referência.

Equipe Caoim: 
Enf Magda Azevedo, nutricionista Michelle Righetti, pediatra Danielle Zappaterra, psicóloga Alrenilda Silva , educadora física Katarina Bernardo, fisioterapeutas Armando Sanches e Guilherme Ravanelli, secretaria Emilane Antonio, auxiliar de cozinha Irene Ferreira e auxiliar de limpeza Rosemary Isidoro

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário