sexta-feira, 12 de maio de 2017

Famema inaugura ampliação do PS e destaca parceria com a rede municipal

Novas instalações do Pronto Socorro do hospital das Clínicas já estão funcionando
 Coordenador da Unidade de Urgência e Emergência do HC, Renato Augusto Tambelli, destacou melhorias;  diretor-geral do Complexo, Valdeir Fagundes, vê organização e aproximação da comunidade

Organização da rede de urgência e emergência de Marília e o estreitamento com a Secretaria Municipal de Saúde foram destaques de dirigentes do Complexo Famema, durante a inauguração da ampliação do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, participou da solenidade nesta quinta-feira (11), ao lado do prefeito Daniel Alonso, gestores de saúde e autoridades de Marília e região.

Autoridades, durante evento solene de inauguração
O gastroenterologista e novo diretor-geral do Complexo Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, afirmou ser fundamental o bom funcionamento da rede municipal de Saúde, formada, entre outras áreas, pela Atenção Básica, unidades de serviços especializados e urgência de média complexidade (UPA Norte, PA Sul e Samu). 

“Temos na saúde do município de Marília um grande parceiro. Tudo funciona melhor quando há articulação, diálogo e entendimento. Queremos um estreitamento da Famema, não só com a Secretaria Municipal de saúde de Marília, mas com todas as instituições e a comunidade em geral”, afirmou o diretor-geral empossado. 

Coordenador da Unidade de Urgência e Emergência do HC, Renato Augusto Tambelli, lembrou que hoje o hospital consegue exercer seu real papel na rede. “Somos um serviço de Alta Complexidade e antes havia uma grande dificuldade, porque recebíamos muitos pacientes que poderiam ser atendidos em outra unidade. Com a instalação da UPA, essa questão melhorou muito”, disse.

A secretária municipal de saúde, Kátia Santana, parabenizou a direção do Complexo Famema, corpo clínico e técnico e funcionários em geral pela conquista. “Marília é um centro de referência em saúde e tem todas as condições para consolidar e qualificar, ainda mais, os serviços que presta. E essa melhoria ocorre em todas as áreas. É motivo de alegria, principalmente, por sabermos que essa estrutura resultará em mais qualidade para a população”, destacou Kátia.

Conforme divulgou a direção da Famema, o novo Pronto-Socorro é composto por dez consultórios, incluindo a ortopedia, a sala de gesso e a oftalmologia, além das salas de observação (ala amarela), de sutura e de preparo. Há ainda o leito de isolamento e dez leitos no setor de emergência, dotados de respiradores e monitores.

RUE – Serviço em Rede

O diretor da Direção Regional de Saúde de Marília (DRS-IX), Luís Carlos de Paula e Silva, destacou a melhoria no hospital, porta de entrada para urgências e emergências de Alta Complexidade. Ele lembrou que o projeto de reestruturação do HC é amplo e está sendo executado pelo Programa dos Hospitais Universitários Públicos do Estado de São Paulo.

Luiz lembrou ainda que tramita no ministério da Saúde, em Brasília, um projeto finalizado, pronto para ser colocado em prática, por meio de Portaria do ministro Ricardo Barros, criando a RUE (Rede Regional de Urgência e Emergência) de Marília.
“Com essa rede, teremos mais recursos, aumento no número de leitos de UTI e leitos de retaguarda (internações de menor complexidade) nos hospitais de Marília e também da região. Houve um grande esforço para estruturar esse projeto, que terá um impacto imenso para a população”, disse.

A Unidade de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas de Marília é referência SUS de alta complexidade para 62 municípios da região. Conforme divulgou a direção da Famema, a unidade realiza, em média, 2.500 atendimentos e 500 internações mensais. Valdeir Fagundes de Queiroz substitui Paulo Roberto Teixeira Michelone, na direção-geral do Complexo.

Fotos: Júlio César de Carlis
Texto: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário