sexta-feira, 12 de maio de 2017

Kátia Ferraz Santana, secretária de Saúde, parabeniza profissionais pelo ‘12 de maio’

Kátia Santana, durante visita à equipe da Unidade Central de Esterilização de
Materiais (Ucem), que realiza importante trabalho nos ‘bastidores da saúde’
Data é marcada pelas comemorações do Dia Nacional e Dia Internacional do Enfermeiro; Em São Paulo e vários Estados, foi estendida a todos os profissionais de saúde

A secretária municipal de Saúde de Marília, Kátia Ferraz Santana, destacou nesta sexta-feira (12), a importância das comemorações do Dia da Enfermagem, data instituída internacionalmente para homenagear essa importante classe profissional da saúde. Nesta data, em São Paulo e em vários outros Estados, também é comemorado, de forma abrangente, o Dia do Profissional de Saúde.

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares estão entre as categorias mais numerosas, entre as carreiras do serviço público municipal. Eles trabalham diuturnamente, para que a população tenha acesso à saúde, seja em unidades básicas, serviços especializados ou de urgência e emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 78 enfermeiros, 142 técnicos e 69 auxiliares do quadro de servidores da Prefeitura. Além destes, a rede conta com aproximadamente 180 profissionais nas 37 equipes de enfermagem do Programa Estratégia Saúde da Família, por meio do convênio com a Associação Feminina Maternidade e Gota de Leite.

“O profissional de enfermagem merece todo o nosso respeito e carinho, todos os dias do ano. Entre todos que atuam no processo de atenção à saúde, certamente é o que passa mais tempo próximo ao usuário. Eles estão presentes desde o acolhimento, realizam consultas e participam de todo o processo de promoção, prevenção e assistência”, disse Kátia.

A secretária destacou a determinação da classe profissional, que responde com coragem aos desafios de uma Saúde cada vez mais dinâmica, com tecnologias e normas em constante atualização. 

“O modelo de Saúde pública no Brasil está em construção. Sem a participação efetiva dos enfermeiros, dos técnicos e dos auxiliares não há como avançarmos. No Sistema Único de Saúde (SUS), eles trabalham na assistência, no gerenciamento dos serviços e também na gestão estratégica. A nossa intenção é valorizar cada vez mais essa participação”, garantiu a secretária.

Desde que assumiu a secretaria, Kátia tem percorrido as unidades básicas, especializadas e demais serviços de saúde mantidos pela Prefeitura. Nos encontros, são feitos diagnósticos e, de forma compartilhada, apontados caminhos para a melhoria das condições de trabalho, segurança e qualidade do atendimento à população.

Foto e texto: Carlos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário