sexta-feira, 2 de junho de 2017

Marília faz intensificação da campanha contra a gripe e abre unidades de saúde amanhã

Equipe do Aniz Badra, durante o 'Dia D', em 13 de maio
Oportunidade para todos os grupos da população definidos pelo Ministério da Saúde

Neste sábado (03), das 8h às 13h, toda as unidades básicas de saúde de Marília estarão abertas para a intensificação da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Na cidade, a cobertura vacinal já chegou à 80% e está próxima da meta do Ministério da Saúde para todos os municípios, que é de 90%. O convite está sendo reforçado, principalmente, para crianças e gestantes.

Além destes dois grupos, que ainda têm as menores adesões entre os prioritários, a vacina está disponível também para pessoas com mais de 60 anos, mulheres que deram a luz a até 45 dias, trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

Kátia Ferraz Santana, secretária municipal de Saúde
No Estado de São Paulo, desde o dia 12 de maio também estão sendo imunizados policiais Militares, Civis, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, promotores, procuradores e defensores públicos.

Nesta semana foram incluídos, policiais federais e guardas municipais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Judiciário, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, funcionários das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

A secretária municipal de saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que já foi realizado, com sucesso, dia “D” da campanha no último dia 13 de maio, mas a iniciativa de nova abertura tem como objetivo dar à população mais uma oportunidade, sobretudo para quem tem dificuldades de horário por motivo de trabalho. 

“Queremos ampliar em todos os grupos, mas apuramos até a quarta-feira (31/05) que 56,69% das crianças com menos de cinco anos estavam imunizadas, ou seja, muitas famílias ainda não atenderam a este chamado. Um dos motivos pode ser o horário de trabalho, por isso decidimos fazer esse sábado de intensificação”, afirmou.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina, conforme o Ministério de Saúde, no dia 09 de junho. 

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário