segunda-feira, 26 de junho de 2017

Vacinação contra a Gripe é prorrogada; Marília segue com estoques para imunização

Marília já imunizou quase 70 mil pessoas na Campanha

Secretaria Municipal de Saúde imunizou quase 70 mil pessoas; idade mínima caiu para 50 anos



A Secretaria Municipal de Saúde de Marília informou que a Campanha de Vacinação contra a Gripe continua. A informação foi comunicada oficialmente pela Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Nos municípios paulistas, desde a semana passada todas as pessoas com 50 anos ou mais podem ser imunizadas. Também foram incluídas motoristas, cobradores e trabalhadores de transportes rodoviários, mediante apresentação de crachá da empresa.

Até a sexta-feira (23), Marília já havia sido imunizado 68.916 pessoas. Deste total, quase 50 mil são crianças, idosos, gestantes, trabalhadores de saúde e mulheres que deram a luz recentemente. O percentual do público-alvo atinge na cidade 89,43% do total.

Entre professores, pessoas com doenças crônicas, policiais e outros profissionais adicionados posteriormente no Estado de São Paulo e diferentes faixas etárias, foram vacinadas cerca de 18 mil pessoas entre os dias 17 de abril e 23 de junho.

Para a secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, a ampla cobertura na cidade se deve ao empenho das equipes de saúde da cidade, divulgação e sensibilização dos moradores.

“Sem dúvida é um grande resultado, obtido com muito esforço e comprometimento. A resposta da população foi favorável mesmo em um ano em que, felizmente, não tivemos grande número de agravos notificados por vírus da gripe. Isso demostra que nossas equipes estão no caminho certo”, disse Kátia. 

Ela lembrou que na sexta-feira (23), o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação até o dia 07, mas independente do prazo do órgão federal, as pessoas do grupo prioritário e as indicadas pelo Governo do Estado (que ampliou o público-alvo inicial) serão imunizadas em Marília enquanto as vacinas estiverem disponíveis.

Para saber quem pode se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde munido com a caderneta de vacinação. A vacina contra a gripe protege contra o vírus da Influenza B e Influenza A (subtipos H1N1 e N3N2).

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis / PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário