sexta-feira, 7 de julho de 2017

Servidores municipais concluem capacitação; Cipa da Saúde é empossada


Cileide Teodoro de Paula, do PA Sul, mais votada da Cipa, recebe certificado
Certificados foram entregues a colaboradores de sete secretarias municipais


Assim como na indústria, comércio e setor de serviços, quem trabalha no serviço público também está sujeito a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes em geral, de acordo com a função. Para difundir a cultura da segurança, a Prefeitura de Marília, por meio do Serviço Municipal de Saúde do Trabalhador, promoveu esta semana curso de capacitação. O encerramento aconteceu na manhã desta sexta-feira (07), com a entrega dos certificados.

O curso capacitou servidores das secretarias de Saúde, Obras Públicas, Meio Ambiente e Limpeza Pública, Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura Pecuária e Abastecimento, Esportes e Lazer e Trabalho e Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Cipeiros da Saúde Municipal, eleitos em recente votação

Na oportunidade, tomaram posse os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Secretaria Municipal de Saúde. Sete titulares e oito suplentes compõe a gestão 2017/2017, eleita em junho. A presidência e dos demais cargos serão definidos em reunião a ser realizada quinta-feira (13).

Roberto Ruiz, assessor especial da pasta, representou a secretária Kátia Ferraz Santana e entregou os certificados ao lado da engenheira do trabalho Daniela Augusta. Ele destacou o sucesso da recente eleição e a volta do funcionamento da Comissão Interna, com a devida regularidade.
Servidores fizeram apresentações de atividades em grupo

Na última gestão, embora eleita pelos servidores, a Cipa da Saúde Municipal não pode atuar com as prerrogativas da comissão, devido a falta de nomeação. Desta vez, todas as formalidades estão sendo cumpridas e os novos membros terão os nomes publicados no Diário Oficial do Município.

INCENTIVO

A engenheira Daniela Augusta lembra que, nos órgãos públicos, nem sempre a adesão às comissões internas é satisfatória. A legislação garante que nenhum trabalhador pode ser demitido da data de inscrição no processo eleitoral a até um ano após a posse. No serviço público o benefício perde o efeito, uma vez que os estatutos, geralmente, já tratam da estabilidade.

No ano passado, para criar um incentivo, a Prefeitura concedeu um abono de um dia por ano (falta sem desconto e sem necessidade de justificativa) para os cipeiros eleitos e atuantes, com participação efetiva em reuniões comprovada em ata. A medida está prevista na Lei Complementar 11/91, o Código de Administração do Município de Marília.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário