quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cejusc Itinerante terá serviços da Secretaria Municipal de Saúde na praça de Nóbrega

Equipe do atendimento de testes rápidos, durante edição de maio do evento; outros serviços estão programados


Testes rápidos, cadastro de moradores, aferição de pressão arterial, orientação de zoonoses, serviços do Caoim e atividades físicas já estão confirmadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília participa, neste sábado (02), da 7ª edição do Cejusc Itinerante “Marília Cidadã”. Desta vez, o tradicional evento que leva dezenas de serviços à população acontecerá na praça do distrito Padre Nóbrega. As atividades começam às 09h e seguem até às 16h, com atrações para a população em geral. Basta comparecer.

O evento mobiliza setores da administração municipal, estadual e federal, universitários e docentes da Unimar, ONGs, empresas parceiras e voluntários. Durante o mutirão, o MPF (Ministério Público Federal) traz à cidade o Ônibus da Cidadania, com uma série de serviços.

A população contará com serviços da USF (Unidade Saúde da Família) de Nóbrega. As equipes farão o cadastro dos moradores, principalmente dos novos bairros, instalados recentemente. Os profissionais também estarão disponíveis para aferir pressão arterial e orientações em saúde.

Profissional de Educação Física do Nasf estará presente em Nóbrega
Logo na abertura do evento, prevista para às 09h, o Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) participa com a educadora física Aline Cardoso de Almeida. A proposta é promover a saúde de maneira divertida, incentivando o combate ao sedentarismo e à adesão ao grupo semanal já instalado na USF.

O evento recebe o “Ônibus da Saúde”, com as equipes do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado em ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids). A população poderá fazer testes rápidos para Aids, Sífilis e Hepatites.

O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) participa em parceria com o curso de graduação da Unimar. Crianças e adolescentes poderão fazer os testes antropométricos, receber orientações e triagem para participar do tratamento oferecido pela unidade.

A Divisão de Zoonoses estará presente com a exposição do “mosquitóforo”, um dispositivo artesanal com mosquitos e larvas que mostra o ciclo do Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A equipe também é habilitada a prestar informações sobre leishmaniose, animais peçonhentos e outras áreas de competência.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana afirma que a oportunidade da ação “extramuro” aproxima ainda mais a Secretaria da população. Ela participou do Mutirão Cejusc Itinerante no Espaço Cultural, em maio, e elogiou a iniciativa.

“As parcerias, a cooperação e a concentração de esforços, no mesmo dia e local, nos permitem atender grande número de pessoas e reforçar os vínculos. Há um impacto muito positivo durante a e após o Cejusc Itinerante. Para nós, da Secretaria Municipal de Saúde, é uma honra participar”, disse Kátia.

O evento organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania surgiu da parceria do TJ/SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), MPF (Ministério Público Federal) Unimar (Universidade de Marília) e Prefeitura de Marília. Dezenas de outras entidades e órgãos públicos participam, como a Receita Federal e o Cartório de Registro Civil.

SERVIÇO

O Cejusc funciona de segunda a sexta-feira no Bloco XI da Unimar. A organização é mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, apoiada pela Prefeitura de Marília e a universidade.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Mauro Abreu

Entre os serviços presentes, a equipe do Programa de Prevenção às ISTs

Nenhum comentário:

Postar um comentário