sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Prefeitura abre licitação para oftalmologia; é o fim dos deslocamentos para Herculândia

Secretária da Saúde, Kátia Santana
Garantia do atendimento na cidade era reivindicada pela população; são dez tipos de exames e consultas

Moradores de Marília que aguardam procedimentos oftalmológicos, antes realizados sob gestão do Estado, não terão mais que se deslocar até Herculândia (65 km de distância). Após obter aprovação de proposta e assumir a gestão da especialidade, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde abriu licitação para contratar unidade de saúde que irá realizar o atendimento.

O termo de abertura foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (24). São pelo menos dez tipos diferentes de exames, incluindo retinografia, ultrassonografia de globo ocular, fotocoagulação a laser, entre outros. Além disso, também serão realizadas consultas para diagnóstico de glaucoma.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, explica que estes atendimentos eram ofertados no SUS (Sistema Único de Saúde) sob gestão do Estado. Decisão anunciada no início desse ano, com a mudança de prestador do serviço, fez com que os pacientes passassem a ser atendidos no município de Herculândia.

“A grande maioria destes pacientes são idosos. A oferta do transporte pela Secretaria Municipal de Saúde não ameniza a dificuldade para estas pessoas, então, sensibilizados, apresentamos a proposta para que a gestão desses serviços passasse para o município, o que foi aceito”, explicou Kátia.

Dessa forma, a cidade passará a receber do Estado repasses mensais de R$ 32.296,23 com o compromisso de atender mais essa demanda na saúde. A medida tende a melhorar o conforto aos marilienses e moradores locais, além de reduzir as despesas da Secretaria Municipal de Saúde com o transporte.

A expectativa é que processo de licitação ocorra dentro do mês de setembro para que, em até 30 dias, os atendimentos comecem a ser realizados pela instituição habilitada. Além dessa demanda na área de oftalmologia, a Secretaria Municipal de Saúde já é responsável pelas cirurgias de Catarata.

Ação de intensificação prevê encerrar o mês de agosto com cerca de 500 procedimentos realizados. Com esse esforço adicional, a meta é zerar a fila para a cirurgia de Catarata ainda este ano.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário