quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Saúde treina dentistas e auxiliares para uso de prontuário eletrônico do sistema e-SUS


De forma gradativa, todas as informações do atendimento das unidades de saúde estão sendo padronizadas

Para dominar integralmente o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), ferramenta do sistema e-SUS, cirurgiões-dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal passaram por um treinamento na Secretaria Municipal da Saúde de Marília. Os mecanismos automáticos estão sendo implantados e padronizados de forma gradativa, para ampliar a segurança e qualidade dos dados, agilidade e continuidade do atendimento na rede.

O grupo de 85 profissionais foi instruído no laboratório de práticas instalado na secretaria. Um dos focos do curso foi a padronização e a troca de experiências no uso do sistema, para gerar informações fidedignas da saúde bucal dos marilienses.

Pelos métodos tradicionais, as informações eram anotadas manualmente e posteriormente, parte destes dados, tinha que ser lançados em um sistema que “comunicava” a unidade de saúde apenas com a gestão do serviço. Com o e-SUS, o profissional insere os dados já durante o atendimento, com uma rede de dados bem mais ampla, incluindo o Ministério da Saúde.

O resultado é agilidade e maior confiabilidade no envio das informações, que estão diretamente relacionadas ao recebimento de recursos financeiros federais, com base na produção executada pelo município. Há ainda a facilidade do prontuário ficar disponível para acesso, na sequência do atendimento, gerando um registro eletrônico para toda a rede de saúde bucal do SUS.

Atualmente, a cidade de Marília conta com 65 cirurgiões-dentistas na atenção básica, atuando nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs  (Unidades Saúde da Família) e no Programa de Prevenção e Saúde Bucal. 

Conta também com cirurgiões-dentistas no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), PA (Pronto Atendimento) localizado na zona sul. Dessa forma, Marília garante cobertura de 100% das unidades de saúde, atendimento de urgência e em nível secundário, por meio do centro especializado. Assegura também ações de Educação em Saúde, junto às escolas municipais.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis


Nenhum comentário:

Postar um comentário