quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Samu participa de simulação com múltiplas vítimas em indústria de Marília


Treinamento teve como objetivo capacitar os participantes para um cenário real, com trabalho em equipe e integração das instituições

Três pessoas  morreram e outras 27 ficaram feridas, na manhã desta quarta-feira, em Marília. O saldo é fictício e faz parte dos números de um simulado que contou com participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais para um cenário real, com trabalho em equipe e integração das instituições.

A atividade foi realizada em uma indústria de alimentos da zona norte da cidade. A equipe do Samu, serviço da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, participou juntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, funcionários da empresa, Emdurb, alunos da Unimar e do Senac. 

No cenário simulado, a Upa (Unidade de Pronto Atendimento) foi a unidade de retaguarda para socorro aos feridos. O treinamento teve início às 9h, com o acionamento dos serviços para atendimento à múltiplas vítimas de um grande incêndio na indústria. 

Das 30 vítimas, seis receberam a classificação vermelhas (grave), nove amarelas (moderada) e 12 verdes (leves). Os demais, na situação hipotética, teriam morrido no local. A triagem segue o método “start”, que utiliza as cores. A classificação orienta os próximos passos no atendimento.

A supervisora de enfermagem da Atenção as Urgências e Emergências, Cristina Ramos da Silva, explica que o simulado treinou, inclusive, o trabalho de regulação médica do Samu. “Após o atendimento no local, esse profissional é responsável em indicar o destino (para qual hospital) as vítimas são levadas. Esse trabalho evita, inclusive, o caos nos hospitais”, destaca.

Ela agradeceu o convite e parceria com as outras instituições e lembrou que o serviço está à disposição, para atuações integradas, visando a capacitação de todos os atores que podem ser envolvidos em grandes emergências.

Texto: Carlos Rodrigues 
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário