sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Programa de atendimento domiciliar realiza curso de capacitação profissional

Curso ministrado pela nutricionista Patrícia Ferreira, da Nestlé Health Science (4ª da esq. à dir)

Pacientes acamados são altamente vulneráveis a lesões por pressão. Por isso, com o tema “Avaliação, Classificação, Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão”, a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) promoveu um curso de capacitação profissional em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília. A iniciativa é do Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar). A formação foi realizada na nesta terça-feira (07), no Auditório Dr. Mário Alberto Cosentino.

O público-alvo foram profissionais diversos como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, cuidadores de idosos e acadêmicos da Famema. No total, o curso teve 94 participantes, que colaboraram com um pacote de fralda geriátrica. Os donativos serão doadas para os pacientes atendidos pelo Proiid.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Jéssica Miranda, assessora técnica da ConvaTec para o interior de São Paulo, e pela nutricionista Patrícia Ferreira da Nestlé Health Science. “Tal iniciativa, além de ser instrumento de educação permanente é uma forma de amenizar a dor, minimizar os riscos de lesões de pele, bem como colaborar para a reintegração familiar e social”, comentou a organizadora do curso, a enfermeira Sônia Maria Leopize Takano, coordenadora do Proiid.

O Programa, desenvolvido pela parceria Famema/Prefeitura, oferece atenção domiciliar e tem como pressuposto básico o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, que possibilita a desospitalização do usuário com a continuidade da assistência no domicílio. 

A área de abrangência de atendimento atual são as áreas urbanas do município. Como serviço organizado, inserido na Rede Hierarquizada de Atenção à Saúde, o Proiid presta cuidados domiciliares para pessoas que apresentam condições clínicas estáveis; dispõem de cuidadores capazes de colaborar e em condições de compreender as orientações, acompanhar o usuário e contribuir com informações sobre seu estado de saúde e dispõem de moradia com adequadas condições de higiene e saneamento.

Para participar do Programa, é necessário encaminhamento dos serviços de saúde (UBSs, USFs e outras unidades) com a Ficha de Encaminhamento adequadamente preenchida. (Com informações: Assessoria de Imprensa / FAMEMA)

Texto: Carlos Rodrigues, com informações: Assessoria de Imprensa / FAMEMA
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário