terça-feira, 21 de novembro de 2017

Saúde Municipal avança na renovação da frota e adquire micro-ônibus adaptado

Micro-ônibus adquirido em outubro tem 21 lugares; é o primeiro veículo adaptado da Secretaria Municipal da Saúde

Central de Ambulâncias realizou, em dez meses, 3.599 transportes de pacientes; secretaria mantém manutenção em dia e executa plano de renovação da frota

Responsável pelo transporte de pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, a Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal da Saúde só agora passará a contar com um veículo adaptado para cadeirantes. A aquisição de um micro-ônibus de 21 lugares com elevador e dois lugares para cadeiras faz parte do programa de estruturação da frota iniciado este ano. 

O serviço funciona 24 horas por dia, com 15 veículos. A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que todos os veículos anteriores apresentam grande desgaste, pelo longo período de uso. Porém todos estão com a manutenção em dia. 


Nestes dez primeiros meses do ano, a equipe formada por 17 motoristas, assistentes sociais e atendentes já realizou 3.599 atendimentos. Em média, a cada hora, a central registra cinco deslocamentos entre domicílios, hospitais e outros serviços de saúde. 

A maior parte dos transportes beneficiam pacientes de hemodiálise, oncologia (câncer) e reabilitação física. De acordo com a necessidade, são enviadas ambulâncias ou veículos para transporte de passageiros sentados.

Com o início da utilização do novo micro-ônibus, a Central de Ambulâncias poderá retirar de circulação duas peruas, ampliando o conforto dos pacientes. O veículo está em processo de documentação, emplacamento e identificação visual, procedimentos obrigatórios, e começará transportar nas próximas semanas.

MANUTENÇÃO

Elaine Paes Sorrilha, coordenadora de Saúde responsável pelo setor, explica que uma das primeiras medidas no início do ano foi o levantamento das condições da frota e aquisição de insumos para manutenção. Foram adquiridos óleo para motor, pneus outras peças para substituição. Servidor encarregado das manutenções realiza vistoria e nenhum veículo circula com pneus carecas.

Todos que estavam sem condições de circulação foram baixados ou estão em processo de baixa junto ao Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). As sucatas serão leiloadas, conforme procedimento legal adequado.

“Não abrimos mão da segurança dos usuários e dos servidores. Trabalhamos com veículos antigos, até porque o último que a frota recebeu (antes deste micro-ônibus) foi em 2009. Iniciamos a renovação gradual e ainda este ano esperamos receber mais duas ambulâncias, terminando o ano com três veículos novos na Central”, disse Elaine.


A coordenadora destacou ainda que não existem veículos sem freios ou com câmbio quebrado circulando. Já a tapeçaria, é realizada periodicamente em várias unidades, porém a prioridade é para a parte mecânica dos veículos. No total, a frota da saúde conta com 130 veículos, sendo 13 adquiridos em 2017.

A secretária da Saúde explicou ainda que as emendas parlamentares são mecanismos muito usados, em todos os municípios, para destinação de ambulâncias via Governo Federal. Nos últimos anos, não houve avanço nesse sentido, porém a secretária e o prefeito Daniel Alonso, em parceira com os vereadores, têm trabalhado para avançar.

OUVIDORIA

Em caso de dúvidas, queixas de atendimento inadequado, observação sobre as condições dos veículos ou elogios, os usuários podem entrar em contato por meio do telefone da Ouvidoria Geral do Município – 0800-77-66-111 ou o e-mail ouvidoria@marilia.sp.gov.br

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio César de Carlis

Um comentário:

  1. Manutenção em dia ?????
    Esta não é a realidade do setor,se o ministério público pedir uma auditoria vai se surpreender..

    ResponderExcluir