quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Marília passa a contar com Farmácia Municipal na zona sul; sistema em rede oferece mais comodidade

Independente se usuário mora na zona sul ou norte, poderá obter medicamento em qualquer uma das unidades; próxima farmácia do município será instalada no Centro, perto do Terminal Urbano

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura na próxima quarta-feira (13), a Farmácia Municipal Zona Sul. É a segunda unidade instalada em 2017, quando começou a ser executado o Plano Municipal de Reestruturação da Assistência Farmacêutica em Marília, contemplando aspectos técnicos e de qualidade, visando a oferta de medicamentos com gratuidade e atendimento qualificado.

Já funciona no município, neste mesmo modelo de atenção, a Farmácia Municipal Zona Norte, que atualmente realiza, em média, 800 atendimentos diários. A unidade funciona ao lado da UBS Santa Antonieta, em local de fácil acesso à comunidade da região.

Agora, com a unidade da zona sul (uma das regiões mais populosas da cidade), serão atendidos neste espaço, com qualidade e conforto, moradores nos bairros abrangidos pelas UBSs Costa e Silva, Nova Marília e Planalto, além das USFs Tofoli, Vila Hipica, Vila Real, CDHU, Jóquei Clube, Marajó, Santa Paula, Santa Augusta, Três Lagos e Parque dos Ipês.

Embora o foco sejam os moradores da zona sul, quem mora na outra extremidade da cidade também pode ser atendido. O sistema das novas farmácias municipais está integrado. Com a instalação da unidade central (próximo ao Terminal Urbano), o Plano de Reestruturação avançará para a etapa final de implantação.

MAIS REMÉDIOS

Inicialmente, conforme explica a Supervisora da área de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Rosângela Campanhã da Silva, estão previstas as quatro unidades fixas para atendimento (Norte, Sul e Centro) e Padre Nóbrega (reestruturada). Todas as unidades encontra-se devidamente abastecidas com os medicamentos padronizados, conforme o Ministério da Saúde. 

Os serviços em Marília vão além da dispensação de medicamentos: a população é atendida por profissionais especializados, incluindo farmacêuticos, disponíveis para prestar a assistência farmacêutica, garantindo orientações referentes ao uso dos remédios.

Marília conta ainda com a assistência por equipes volantes (com profissional farmacêutico) em todos os distritos. O plano já é considerado exitoso, sob perspectivas técnica e assistencial, mesmo assim está passível de ajustes, durante sua implementação.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário