quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Saúde adquire van para ampliar qualidade da assistência no Caps

Veículo conta com 14 lugares e poderá transportar até 30 pacientes por dia

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília entregou, na terça-feira (06), um novo veículo ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com-Viver, com a finalidade de transporte do domicílio até o serviço, bem como atividades externas dos pacientes.

A nova van que entrou em circulação irá substituir a perua antes utilizada para o transporte dos pacientes até o local onde está instalado o serviço, na avenida João Ramalho (zona sul) Com isso, o número de beneficiados poderá dobrar, já que a van conta com 14 lugares, totalizando quase trinta pacientes/dia.

Esse é o número de pacientes que dependem do transporte público, pois muitos não tem a disponibilidade da família, condições financeiras e físicas para chegar à unidade. A assistente social Silvana Verza Garbelini, gerente do Caps, explica os benefícios dessa nova van, que além de ser um veículo zero-quilômetro, com mais conforto, melhora a acessibilidade.


“Esse investimento, possibilita a oportunidade de passeios para a interação dos pacientes, pois a van não será utilizada apenas para o transporte de casa até o Caps. Vamos fazer um uso terapêutico, com os passeios”, destaca Silvana.

O objetivo do Caps, explica ela, é realizar atividades que promovam a socialização, interação ainda maior na sociedade, com estímulo à participação e acesso aos recursos que a cidade oferece.

SERVIÇO

Em Marília, na área de saúde mental ambulatorial (sem internação), o município atua com dois serviços. A atenção à criança e adolescente é feita no meio do Caps-i (Infantil) Catavento. Já os adultos que apresentam transtornos mentais (exceto os relacionados à álcool e drogas) são atendidos no Com-viver. Mais informações podem ser obtidas (14) 3402-6500.

Texto: Mayara Sichciopi
Fotos: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário