segunda-feira, 26 de março de 2018

'Sorria Marília 2018’ será lançado oficialmente nesta terça-feira pela Saúde e Educação

Edição 2017 do “Sorria”, na Emef Nicácia Garcia Gil; desta vez abertura será na Emef Governador Mário Covas
Com o envolvimento de centenas de profissionais das áreas de saúde e educação, Marília desenvolve um dos melhores programas no País em saúde bucal. A iniciativa intersetorial realizada ao longo do ano culmina, em março, com o “Sorria Marília”, uma semana de intensificação das ações e distribuição de 18 mil kits de escovação nas escolas. Lançamento oficial da edição 2018 acontece nesta terça-feira (27), na Emef (escola municipal de educação infantil) Governador Mário Covas, na zona norte.

A saúde bucal ganha, durante esta semana, nas 57 instituições de ensino sob responsabilidade da secretaria municipal e Educação e nas 50 unidades de saúde – entre unidades básicas, equipes da Estratégia Saúde da Família e Centro de Especialidade Odontológica.

A semana comemorativa foco na promoção da saúde bucal, uma das áreas de atenção da secretaria municipal de Saúde. Durante todo o ano, a equipe técnica responsável trabalha junto com educadores para garantir, nas escolas, a rotina da escovação, a prevenção, o diagnóstico e o encaminhamento das crianças que precisam de tratamentos odontológicos.

O suporte assistencial é oferecido na rede de saúde, por meio dos dentistas e auxiliares de saúde bucal. Nas escolas, o trabalho educativo valoriza dinâmicas e ferramentas lúdicas, transformando a escovação em uma brincadeira, que acaba incorporada como hábito em casa.

A cirurgiã dentista e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Ana Maria Massud, lembra que há uma questão social presente, que pode dificultar o acesso à escovação. Por isso, o município oferece creme dental e escovas para todas as crianças matriculadas na rede (18 mil), em um investimento que promove a redução de cáries e complicações decorrentes da falta de higiene ou higiene deficitária.

INVESTIMENTO

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, lembra que a aplicação de recursos financeiros em prevenção significa, de forma prática, crianças e adolescentes mais saudáveis e menores custos ao SUS com tratamentos onerosos e invasivos. “Prevenção em saúde bucal não é despesa, é investimento. Evita-se dor, complicações à saúde e encarecimento da assistência odontológica”, disse.

SERVIÇO - O lançamento do “Sorria Marília” deste ano será feito com a presença da secretária Kátia, do secretário Helter Rogério Bochi (Educação), cirurgiões-dentistas da rede, ASBs (auxiliares de saúde bucal), diretores de escolas e do prefeito Daniel Alonso. Haverá apresentação artística das crianças, decoração temática e a entrega dos kits na escola, representando a ação em toda a rede.

Texto: Carlos Rodrigues 
Fotos:  Arquivo / PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário