quinta-feira, 30 de março de 2017

ACC assina parceria com a Saúde Municipal e abre caminho em Brasília

Secretária de Saúde, Kátia Ferraz Santana, fez a entrega do
Termo de Convênio ao tesoureiro e advogado da ACC
Associação pretende buscar o Cebas, Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde

Marília poderá ter, em breve, mais uma instituição com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde. A reivindicação será feita pela Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região (ACC), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A titular da pasta, Kátia Ferraz Santana, visitou a entidade na manhã desta quarta-feira (29) para a entrega do Termo de Parceria que abre caminho para a conquista.

A experiência como gestora de entidade filantrópica e o bom relacionamento de Kátia junto ao Ministério da Saúde, em Brasília, foram colocados a serviço da associação, que oferece relevantes serviços aos pacientes com câncer e familiares, há 25 anos. 

A entidade oferece cerca de 6,5 mil atendimentos por ano. As necessidades das famílias são diversas, incluindo alimentação convencional, alimentação especial, fraldas e suprimentos, materiais médicos para cuidados domiciliares, transporte, pernoite em Marília (para pacientes da região). 
Gratidão: Kátia e a vice-presidente Maria Antônio Antonelle

Em comum, muitos pacientes têm as dúvidas e os medos em relação ao câncer a aos efeitos colaterais dos tratamentos. 

Com o Termo de Parceria o município de Marília reconhece, de forma técnica, a ACC como uma possível prestadora de serviços na área da saúde. O documento não implica em nenhuma contratação ou repasse municipal, mas abre caminho para que, num futuro próximo, a entidade possa participar de certames licitatórios realizados pelo Poder Público.

Kátia e assessor especial da secretaria municipal de Saúde, Roberto Ruiz, foram recebidos pela vice-presidente da entidade, Maria Antônia Antonelle. Também participaram do encontro os tesoureiros Arnaldo Stroppa e Rodrigo Pereira de Souza. Todos são diretores voluntários.

Projeto resgata a autoestima das pacientes atendidas na ACC

Maria Antônia emocionou-se com o reconhecimento, que não gera nenhum recurso imediato, mas abre uma “avenida de possibilidades” e coloca a associação em nova etapa. “Para nós, que estamos no dia a dia com os pacientes, lutando por essa causa, esse é um momento histórico. Faltava para nós esse reconhecimento e estamos muito agradecidos pelo carinho da secretária”, disse a dirigente.

Serviço oferece próteses capilares; resgate da autoimagem
Os voluntários apresentaram o espaço físico, incluindo cozinhas, dormitórios, espaço de estética, oficina de artesanato, auditório e salão de eventos. Ao longo de sua história, a ACC teve grandes conquistas com a mobilização da comunidade e algumas grandes empresas. Mesmo com esse apoio, ainda existem muitas carências para a manutenção do espaço e dos serviços.

O Arnaldo Stroppa, tesoureiro, relata o desafio de reduzir despesas, mantendo a assistência. Uma das fontes de arrecadação são as delícias preparadas pelas voluntárias, todas às quintas-feiras, na cozinha da associação. A renda mensal média varia entre R$ 6 mil e R$ 7 mil, ou seja, insuficiente para os cerca de 540 atendimentos mensais que a entidade realiza.

CEBAS

O também tesoureiro e advogado da ACC, Rodrigo Pereira, explica que a conquista do Cebas no Ministério da Saúde poderá gerar incentivos financeiros à associação, por meio de programas governamentais específicos. 

Permitirá também a assinatura de contratos para oferta de serviços que hoje não são possíveis. “Esse foi um passo importante e vamos continuar trabalhando para dar à entidade essa condição, que favorecerá, em muito, as pessoas que lutam contra o câncer em Marília e região”, destacou.

SERVIÇO

A Associação de Combate ao Câncer de Marília e Região está localizada à rua Marrei Júnior, 101 – bairro Fragata, próximo ao Fórum de Justiça. O telefone para mais informações, doações e reservas de doces, salgados e artesanatos é o 3454-5660.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Júlio de Carlis / Imprensa PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário