quinta-feira, 30 de março de 2017

Mutirão de limpeza ultrapassa 700 toneladas e chega a zona oeste nesta quinta-feira

Coleta segue na cidade; desta vez será atendida a zona 
oeste de Marília
Campanha Marília em Movimento contra o Aedes encerrou a etapa zona norte com 294 ton. recolhidas

Chega nesta quinta-feira (30), na zona oeste da cidade, as equipes que trabalham no mutirão de limpeza da campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti”. O trabalho foi concluído na região norte na quarta-feira, com a remoção de 294 toneladas de materiais inservíveis, que poderiam acumular água parada e servir de criadouros. O total recolhido já soma 710 mil quilos. 

Na zona oeste, o trabalho será feito quinta e sexta. Os moradores devem deixar, nas calçadas, móveis velhos, objetos de plástico, madeira, pneus, entre outros objetos inservíveis. Galhos e entulhos de construção não são removidos.

O mutirão de limpeza, como uma das principais ações da campanha “Marília em Movimento contra o Aedes” mobiliza 20 caminhões e cerca de 160 trabalhadores. Os objetivos são melhorar a ambiência da cidade e combater o mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya. 

Esta semana, durante a abertura da etapa da zona norte, o prefeito Daniel Alonso, destacou a importância da ação. “Antes mesmo de assumir, vendo o abandono da cidade, o lixo acumulado, a falta de capinação, já comecei a pensar no tamanho do desafio que havia pela frente. Mas não esmorecemos; com trabalho, determinação e planejamento, estamos conseguindo desarmar essas armadilhas que foram deixadas para nós”, disse.

Alonso afirmou que em outubro, antes do início das intensas chuvas, Marília pretende realizar o mutirão Cidade Limpa, feito em parceria com uma emissora de TV regional. O prefeito, a secretária de Saúde, Kátia Ferraz Santana e o secretário de Limpeza Pública e Meio Ambiente, Ricardo Mustafá, destacaram o empenho dos servidores municipais das pastas envolvidas, além das parcerias como a da Secretaria de Segurança Pública, que permite mão de obra dos reeducandos.

SALDO

Somente na primeira semana, nas zonas sul e leste da cidade, foram recolhidos cerca de 416 toneladas de materiais inservíveis. Já nos três primeiros dias desta semana, foram mais 294 mil quilos. Os objetos estão sendo armazenados em depósitos temporários e serão encaminhados para destinação final.

Com a conclusão do trabalho, a secretaria municipal de Saúde, por meio dos agentes de endemias e da divisão de zoonoses, fará novamente o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. 

Com intensificação também das visitas domiciliares e outras medidas tomadas pela administração, a meta é conscientizar a população e reduzir o indicador LIRAa a menos de 1 ponto porcentual na cidade, transferindo Marília do estado de “alerta” para “satisfatório”.

Texto:Carlos Rodrigues
Fotos: Mauro Abreu / Imprensa PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário