quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Combate ao Aedes Aegypti: alunos de Lácio fazem caminhada para ‘impactar’ o Distrito

Cerca de 250 crianças participaram do movimento, estimulados por profissionais de Educação e de Saúde; objetivo é levar informação aos pais e responsáveis

É das crianças os gritos de “Aedes Não”, durante ação realizada em Lácio, para combater o vetor que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. A caminhada pelas ruas do distrito, com um carro de som, reuniu cerca de 250 alunos e profissionais de saúde e de educação, na tarde desta terça-feira (24). O objetivo é contagiar os moradores, divulgando a importância da eliminação de criadouros.

A iniciativa faz parte da “Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti”, convocada pelo Ministério da Saúde. A ideia surgiu do diálogo entre professores e equipe de saúde que atuam no distrito.

Participaram alunos das escolas “Neuza Maria Marana Feijão” (estadual) e Amor Perfeito (municipal), com suporte da USF Lácio (Unidade Saúde da Família) e Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

O movimento chamou atenção dos pais, comerciantes e moradores. Muitos, sem filhos ou netos na escola, poderiam não ser atingidos por atividades que se restringissem à sala de aula. É o que explica a supervisora de Saúde responsável pelo território do distrito, Luciana Teixeira Pereira, explica que a ação obteve o resultado desejado.

“Eles (alunos) dão muita importância e transmitem muito bem a mensagem aos adultos. Com cartazes, carro de som, uma caminhada, ou seja, um gesto concreto, conseguimos fazer Educação em Saúde de forma muito eficiente”, destacou.

Ações em sala de aula e outros espaços escolares, apoiadas pela Secretaria Municipal da Saúde, estão acontecendo em toda a cidade. Os Cras (Centro de Referência da Assistência Social) também participam do movimento.

Reuniões de planejamento entre as pastas já foi realizada e os profissionais de Saúde, tendo como referência a Divisão de Zoonoses e as UBSs e USFs (Unidades Básicas de Saúde e Unidades Saúde de Família), estão à disposição dos professores, coordenadores e diretores para projetos, eventos e atividades de combate ao Aedes.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário