segunda-feira, 13 de novembro de 2017

USF e Nasf promovem evento com foco na prevenção a hipertensão e diabetes


Em uma unidade com população estimada em 3 mil,  cerca de 400 pessoas são hipertensas ou diabéticas; orientações e atendimento são reforçados

Cerca de 30 milhões de brasileiros convivem com a hipertensão, estima o Ministério da Saúde. Já a diabetes afeta cerca de 14 milhões. Esse quadro tem exigido cada vez mais ação dos profissionais de saúde. Em Marília, inúmeras iniciativas de prevenção são realizadas na rede básica. Para reforçar a atenção a essa parcela populacional, no sábado (11), foi promovido o evento “No drible da hipertensão e diabetes”, em frente a USF (Unidade Saúde da Família) Santa Antonieta II.

Tradicional na comunidade, a iniciativa foi organizada pela equipe da unidade e pelo Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família). O sábado foi escolhido porque muitos usuários trabalham durante a semana e têm dificuldades para acessar o atendimento.

Campanha 'Novembro Azul'
Foram oferecidas consulta médica e de enfermagem, orientação com nutricionista e um café da manhã saudável. O evento teve ainda participação dos grupos de Atividades Físicas, Saúde Bucal, Qualidade de Vida, Saúde do Homem, grupo atendimento ao pré-diabético, orientação sobre arboviroses (leishmaniose, dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

A enfermeira Juliana Batistão Manechini Cassoni, que faz parte do trio gestor (enfermeira, dentista e médico) explica que o evento já virou tradicional e recebeu o nome em alusão o primeiro ano em que foi realizado: ano de Copa do Mundo de Futebol.

O título foi mantido, com a proposta de incentivar a população a “marcar um gol de placa”, sempre que busca a prevenção. “Com medicação, alimentação adequada e atividade física, é possível evitar as complicações”, destacou a enfermeira.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, parabenizou a equipe e destacou que todas as unidades de Marília são incentivadas, por meio da Atenção Básica e dos grupos específicos de atenção à saúde, a realizar ações com criatividade. “Esses esforços aumentam a adesão do paciente, o acesso à equipe e aos recursos, ampliando, por consequência, a qualidade de vida da população”, destacou.

Simultaneamente à intensificação de combate ao Aedes Aegypti, atualmente, todas unidades de Marília promovem ações relacionadas à campanha Novembro Azul (câncer de próstata) e já preparam o Dezembro Vermelho, de prevenção à Aids e à Sífilis.

Texto: Carlos Rodrigues 
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário