sexta-feira, 23 de março de 2018

Saúde municipal participa do Cejusc Itinerante com o Caoim e Divisão de Zoonoses

Mutirão de Cidadania acontece neste sábado (24), no Distrito de Rosália

A população do Distrito de Rosália contará, neste sábado (24), com serviços da Secretaria Municipal da Saúde durante a 9ª edição do Cejusc Itinerante: Marília Cidadã, na Praça da Igreja Central. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Marília, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, Ministério Público Federal e Unimar – Universidade de Marília. 

Profissionais do Caoim (Centro de Atendimento da Obesidade Infantil) oferecerão avaliação nutricional infantil. O estande e a experiência de atender a comunidade será compartilhado com os docentes e alunos do curso de Nutrição da Universidade.

Crianças e adolescentes com indicação (sobrepeso ou obesidade), poderão ser integrados ao serviço especializado e fazer o tratamento. O serviço é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do convênio entre a Saúde do município e a Maternidade Gota de Leite.

O programa dura, em média, um semestre. Durante esse acompanhamento, as crianças e adolescentes contam com equipe formada por profissionais de enfermagem, nutrição, pediatria, psicologia, educação física e fisioterapia, além dos servidores que atuam na secretaria, cozinha e higienização.

ZOONOSES

Esta edição do Cejusc Itinerante também contará com a presença de equipe da Divisão de Zoonoses. Os supervisores de saúde farão uma demonstração do ciclo do Aedes Aegypti com o “mosquitóforo”, visando orientar a população sobre a prevenção a doenças como dengue, zika e chikungunya.

O MUTIRÃO

Equipes do Cejusc prestarão orientações jurídicas e realizarão audiências de mediação e conciliação nas áreas do direito patrimonial e Família e Sucessões, tais como divórcio, reconhecimento de união estável e paternidade, ação de alimentos e renegociação de dívidas, entre outros. O interessado deverá apresentar documentos pessoais, endereço da parte contrária e documentação relacionada ao litígio.

No evento também serão oferecidos outros serviços de saúde, por meio da Universidade e parceiros. A programação conta ainda com a cerimônia de casamento coletivo de 14 casais, emissão de carteiras profissionais, além de atividades culturais e recreativas para crianças, tudo gratuito. O evento acontece das 09h30 às 15h.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Arquivo /PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário